FILOSOFIA

Senhores Pais,
Acreditamos que através da Educação podemos transformar o mundo e consequentemente o homem. Por isso, utilizamos diversas correntes pedagógicas para desenvolver no educando aspectos intelectual, emocional, social e físico, através de vivências lúdicas e reflexivas, estimulando-o a pensar, expressar-se, fazer, aprender, cantar, movimentar-se, enfim valorizar-se. É dessa maneira que iremos contribuir para a transformação da humanidade através das crianças.
A Filosofia de nossa escola só será possível concretizá-la se houver parceria com a família do nosso educando, por isso esperamos estar juntos com o mesmo objetivo nesse ano letivo de 2012.
É motivo de orgulho receber seus filhos e vocês em nossa escola.

O Colégio F.A.S., instituição de ensino, conveniada com o Sistema Positivo de Ensino, situa- se na Rua Padre Zeferino, n° 1.145, bairro Fabrício. Uberaba (MG).

Telefones: 3322-6249 / 3313-9263

A Colégio oferece ensino regular do Maternal Baby ao 9° ano do Ensino Fundamental, oferecendo também atividades esportivas e culturais extra turno.

Unidade I - Berçário

Oferecemos o turno matutino, vespertino e integral para alunos de 06 meses às 3 anos.

Unidade II - Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II

  • Turno Matutino: Ensino Fundamental: 5°, 6°, 7°, 8°, 9° ano.
  • Turno Vespertino: Educação Infantil: I Período e II Período, 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental.

O Colégio oferece atividades de psicomotricidade, natação, artes, musica, inglês, espanhol além da escola de esportes e cultura com flauta, balé, capoeira, dança e treinamento esportivo. A instituição também disponibiliza aos seus alunos prevenção odontológica.

Educação é o que existe de mais importante. É o que prepara as pessoas e faz nascerem às grandes descobertas que vão mudar a sua vida. E é isso que nós Equipe do Colégo F.A.S. buscamos para seu filho: um mundo novo a cada dia.

Aqui ele conviverá com professores qualificados e livros didáticos com integração entre séries e disciplinas; podemos garantir um atendimento adequado e individualizado ao aluno e a família.

Direção - Francisca Elineide Câmara Alberto

É o órgão responsável pela organização geral do estabelecimento. Também é sua responsabilidade o planejamento, execução e avaliação de todos os serviços escolares.

Coordenação Pedagógica - Simonia Tomáz Manzan

É o serviço que acompanha, orienta e avalia o trabalho desenvolvido pelos docentes, garantindo o alcance dos objetivos do processo ensino-aprendizagem.

Secretaria - Carolina Bosco - 7:00 às 13:30 e 15:00 às 18:30

É o serviço responsável pela documentação dos alunos, controle de cobrança de taxas e mensalidades do estabelecimento de ensino. Seu funcionamento ocorre de segunda à sexta- feira das 7:00 às 18:30.

Portaria

É o serviço responsável pela entrada e saída dos alunos nos dois turnos. Nessa instituição funciona a partir das 06:50 para o turno matutino e a partir das 12:30 para o turno vespertino.

Poderão se matricular no Colégio F.A.S. todos os alunos que estiverem com seus documentos escolares em ordem, de acordo com a legislação vigente.

Os documentos necessários para a matrícula são:

Unidade I - Berçário

  • Cópia do Cartão de Vacinas atualizado
  • Cópia da carteira de convenio médico
  • Cópia da Certidão de Nascimento
  • Cópia do comprovante de residência
  • Cópia identidade / CPF dos responsáveis
  • 02 fotos 3x4 (alunos a partir de 01 ano)
  • Atestado de débito da outra escola (caso seja particular)

Unidade II - Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II

  • 02 fotos 3x4
  • 01 xérox do Cartão de Vacina
  • 01 xérox da Certidão de Nascimento
  • Cópia do comprovante de residência
  • Cópia identidade / CPF dos responsáveis
  • Via original do Histórico Escolar
  • Declaração de Transferência
  • Declaração de Isenção de Débito (DID) – para alunos provenientes de escolas particulares

Observação: Os responsáveis pelo aluno terão o prazo de 30 (trinta) dias, após sua matrícula, para apresentar o Histórico Escolar.

Normas e instruções Gerais para pais/responsáveis e alunos

O horário estabelecido para o funcionamento dos ensinos regulares são:

Turno matutino

Ensino Fundamental (5°, 6° , 7° , 8° e 9° ano): das 7:00 às 11:30.*
Salvo exceções de 6° horário (12:30)

Turno vespertino

Educação Infantil (I e II períodos): das 13:00 às 17:15.
Ensino Fundamental  (1° ao 4° ano): 13:00 às 17:30.

Somente a Direção e a Coordenação poderão deliberar sobre a entrada do aluno atrasado em sala. Em caso de necessidade de saída do aluno antes do término das aulas, a solicitação deverá ser feita por escrito, através da agenda escolar ou a um funcionário da secretaria do colégio.

Observação: O Colégio não se responsabiliza pelo o que possa ocorrer na entrada com os alunos que chegarem antes das 06:50 (matutino) e 12:30 (vespertino).

O Colégio se compromete a cuidar dos alunos, ao término das aulas e esperar pelos pais e responsáveis, no máximo até as 12:30 (matutino) e 18:00 (vespertino).

O aluno deverá vir à escola uniformizado diariamente. A partir da segunda semana de aula, será obrigatório, sendo proibido qualquer outro tipo de traje, salvo no período de frio, poderá vir de agasalho. A falta do uniforme completo acarretará a perda de aula do dia.

Uso diário

Educação Infantil e Ensino Fundamental (1° ao 4° ano): Camiseta branca, short saia ou bermudas para as meninas e bermudão para os meninos, ambos com logomarca do colégio, tênis e meia.

Ensino Fundamental (5°, 6°, 7°, 8° e 9° ano): Camiseta com logomarca do colégio, bermudão jeans, calça jeans, calça legging na cor azul marinho.

Educação Física - camiseta do uniforme e calção azul marinho ou bermuda azul marinho com logomarca do colégio.

Informamos que o Colégio tem a lanchonete, mas caso queira trazer o lanche de casa, será permitido, sendo que, o lanche deverá vir pronto e que possa ser consumido na temperatura ambiente, pois não será possível esquentar o mesmo no colégio.

A escola se responsabilizará pela refrigeração dos sucos, refrigerantes, entre outros.

O transporte escolar é de total responsabilidade dos pais e deve obedecer aos horários de entrada e saída da escola.

Qualquer recado destinado ao colégio deverá ser enviado por escrito na agenda do aluno, que deverá vir na pasta todos os dias. O mesmo ocorrerá com os bilhetes enviados pelo colégio.

Todo comunicado enviado aos pais e responsáveis deverá ser assinado, para que possamos confirmar que estão cientes.

Os dias de natação serão colocados na agenda para o controle dos pais. No dia da aula de natação, favor enviar a criança com trajes de banho por baixo do uniforme, com tênis e uma mochila com: pente, toalha, e trajes íntimos pessoais. TUDO COM NOME. Caso ele (a) não possa nadar, favor escrever na agenda justificando sua ausência na aula.

Os boletos bancários serão disponibilizados na área restrita do aluno, onde os responsáveis tem acesso por meio de uma senha e login, podendo acessar as notas, os boletos, entre outros.

Os boletos deverão ser pagos em qualquer agência bancária até o vencimento, após, serão cobrados juros conforme contrato assinado no ato da matrícula e os mesmos deverão ser pagos somente nas agências bancárias do BRADESCO.

Caso seja necessário que a criança utilize algum medicamento no período em que estiver no colégio, favor enviá-lo na pasta, com um bilhete na agenda, contendo o nome do medicamento, a dosagem e o horário a ser ministrado. Não serão fornecidos pela escola medicamentos aos alunos.

Caso o aluno deixe o colégio, antes do término do ano letivo, faremos a devolução apenas dos materiais de uso pessoal. Todo material deverá ser etiquetado com o nome do aluno e entregue na data estipulada pela instituição de ensino. A reposição de materiais de uso diário é de responsabilidade dos pais.

Durante o ano poderão acontecer alguns eventos como: festas comemorativas, projetos diversos, excursões e outros, onde o valor a ser cobrado por evento, serão separadamente repassados aos pais com antecedência. A participação de sua criança é importante, mas não obrigatória. Lembre-se: participação é socialização.

Participe da vida escolar de seu filho, incentivando-o e acompanhando seu desenvolvimento através das reuniões pedagógicas, eventos, solicitações e convocações realizadas pelo colégio.

Se os pais optarem por comemorar o aniversário de sua criança na escola, deverão avisar e agendar na secretaria com 30 dias de antecedência. O horário disponível e o espaço destinado à comemoração será comunicado aos responsáveis após o colégio confirmar a liberação da festa; ficando a cargo dos pais: os convites, o bolo, refrigerante, docinhos, salgadinhos e lembrancinhas, etc. Não será permitida a presença de familiares no evento.Se os pais optarem por comemorar o aniversário de sua criança na escola, deverão avisar e agendar na secretaria com 30 dias de antecedência. O horário disponível e o espaço destinado à comemoração será comunicado aos responsáveis após o colégio confirmar a liberação da festa; ficando a cargo dos pais: os convites, o bolo, refrigerante, docinhos, salgadinhos e lembrancinhas, etc. Não será permitida a presença de familiares no evento.

Em caso de mudança de endereço/telefone, ficam os pais responsáveis de comunicar à escola o mais rápido possível às devidas alterações, para que possam ser repassadas a ficha de matrícula e a agenda do aluno, tendo em vista a necessidade de um contato urgente com os mesmos. Caso os pais não fiquem em casa no período em que o filho estuda, deixar o telefone para contato imediato.

FICA PROIBIDO NA ESCOLA

  • Trazer aparelho celular, conforme Lei nº 14455 de 09/12/2002
  • Trazer estiletes, canivetes e outros objetos cortantes
  • Trazer aparelhos como mini-game, walkman, etc’...e qualquer outro material que não faça parte da solicitação da escola.

O Colégio manterá o controle rigoroso de presença, feito através do diário de sala. As faltas, em caso de necessidade, devem ser comunicadas imediatamente a escola.

O aluno poderá ter, no máximo, 25% de falta anual. Se as faltas ultrapassarem este percentual, o aluno do Ensino Fundamental fará a recuperação final.

Ensino Fundamental (1° ao 9° ano): As recuperações serão realizadas paralelamente ao decorrer de todo o ano letivo, o aluno que não conseguir média ao final de cada bimestre, deverá frequentar por um período determinado pela a escola, recuperação bimestral.

Só terá direito a se inscrever para a segunda chamada de avaliação ou trabalho, o(a) aluno(a) que apresentar na secretaria, uma justificativa aceitável, uma vez que todas as avaliações, já estão previamente marcadas. Na eventualidade de acontecer algum transtorno que impeça o aluno de realizar a avaliação, a comunicação deverá ser feita na secretaria do colégio, se possível no mesmo dia da avaliação, ou, no máximo, até 72 horas a contar da data da aplicação da mesma.

A segunda chamada de avaliação implica o pagamento do seguinte valor:

  • Com justificativa aceitável, feita pelo responsável - R$ 20,00 (vinte reais)
  • Com a apresentação de atestado médico (sem ônus)

Observação: O pagamento deverá ser feito na secretaria do colégio, no máximo até o dia da aplicação da segunda chamada de avaliações. O não comparecimento do aluno na data e horário agendado implicará a atribuição da nota ZERO, na disciplina em questão.

Educação Infantil: Março e final de cada semestre.

Ensino Fundamental: Março e final de cada trimestre.

1° Bimestre2° Bimestre3° Bimestre4° Bimestre
25 pontos25 pontos25 pontos25 pontos
Avaliação13 pontos13 pontos13 pontos13 pontos
Simulado3 pontos3 pontos3 pontos3 pontos
Trabalhos e portfólio6 pontos6 pontos6 pontos6 pontos
Atitudes3 pontos4 pontos4 pontos4 pontos
Média15 pontos15 pontos15 pontos15 pontos

Anual: 100 pontos
Aprovação: 60 pontos

TOP