PESCARIA DO JUNINARTE – PROFESSORA CARMEN LÚCIA – 1º ANO VESPERTINO

/ / Ensino Fundamental

A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina.

Ganha a brincadeira aquele que pescar o peixe, levando uma prenda preparada pelos organizadores do evento.

Em sala de aula, os alunos vivenciaram uma pescaria diferente: 20 TAMPINHAS PARA SEREM NUMERADAS DE 0 A 9 em dez tampinhas e depois nas outras dez tampinhas dividir a repetição dos números 1,2,3.

Ou seja, em três tampinhas escrever o número 1, em quatro
tampinhas escrever o número 2 e em três tampinhas o número 3.

Usamos a própria tampinha para desenhar o formato do círculo: colocaram um pouco de água em um recipiente e com prendedores de roupa foram pegando as tampinhas com números apresentados pela professora.

A atividade é de concentração, agilidade, adaptação da brincadeira junina, movimento de pinça, reconhecimento de números.

A professora apresentou os números 10, 11, 12, 23, 24, 25, 26, 37, 38, 39 para que os alunos retirassem do recipiente, formando os números e colocando-os sobre a mesa.

O desafio foi pegar as tampinhas usando as duas mãos simultaneamente.