ÁREA DO ALUNO E RESPONSÀVEL

[Esqueci minha senha]

O que você achou do nosso site?
Bom
Excelente
Razoável

CALENDÁRIO

Acompanhe nossos eventos

PUBLICAÇÕES

Conheça nossas publicações

Proposta Pedagógica

O papel da instituição escolar na sociedade atual é bem diferente de alguns anos atrás, em que a transmissão de informações consistia a base do trabalho pedagógico.

Hoje, recebemos uma quantidade muito grande de conhecimentos através dos meios de comunicação, e que são alterados constantemente por meio de pesquisas. Desta forma, a escola deve buscar se adaptar para possibilitar a formação dos indivíduos e permitir o desenvolvimento de habilidades que os tornem capazes de utilizar os saberes e vivências adquiridos pela escolaridade na tomada de decisões.

Ao estabelecer as diretrizes o “Colégio F.A.S.” considerou-se a criança com suas necessidades, possibilidades, limitações e interesses; com seu direito de ser criança, ou seja, direito ao afeto, direito de brincar, de querer, de não querer, de conhecer, de sonhar, de opinar, como foi reconhecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

O professor não pode, portanto, encarar as crianças apenas como objetos de ação, mas como sujeitos, com direito à participação. Assim, a Educação Infantil passa a integrar o caráter educativo ao cuidar, deixando de ser apenas um lugar adequado para a mãe deixar o filho enquanto trabalha e o Ensino Fundamental visa a formação básica do cidadão, desenvolvendo habilidades, conhecimentos, valores e atitudes.

A escola não pretende substituir o papel essencial da família, apenas complementará a educação familiar, ampliando o contato da criança com o mundo físico e social, visando o seu desenvolvimento integral. Para isso, o trabalho de nossa escola buscará atender às necessidades e características específicas de cada idade, sendo que o educando será acompanhado mais de perto pelos educadores, que auxiliarão em suas dificuldades.

“Acreditamos que proporcionar às crianças e adolescentes uma educação de qualidade é mais importante que lamentar as conseqüências dos problemas sociais e que a escola moderna tem o papel de diminuir as desigualdades entre as pessoas”.

Nessa perspectiva, todo o nosso trabalho está organizado considerando normas de funcionamento e valores, implícitos e explícitos no regimento da instituição, determinando a qualidade do ensino, interferindo de maneira significativa na formação dos alunos.